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Mitos e realidades de comprar e vender online

07 Oct 2016 , PayU - Versão: Bianca Fagundes

Parece mentira, mas apesar do crescimento acelerado do comércio eletrônico, existem ainda consumidores e comerciantes que têm receios no que tange ao uso da internet para comprar e vender.

Sem querer ser evangelizadores, queremos refletir sobre esses índices e ajudar a derrubar alguns dos mitos mais comuns sobre os “riscos” que fazem com que muitos estejam a um clique de curtir as vantagens do e-commerce.


Cenário I: você tem um comércio offline e essas razões te impedem de testar online

>> Mito 1: você somente pode vender online se tiver um website

De jeito nenhum! Caso você esteja iniciando as vendas online e não quer se comprometer com a manutenção de um site, recomendamos que você teste soluções como “Botão de pagamento” ou Solicitações de pagamento, que permitem com que você venda os seus produtos por correio eletrônico ou pelas redes sociais.

 

>> Mito 2: criar uma loja online custa muito dinheiro

Embora sempre exista um investimento na criação e manutenção de um site, essa opção pode ser mais simples e mais barata do que ter uma loja física. Pense nos custos de operação que você pode economizar: aluguel do local, pagamento de serviços públicos, impostos de propriedade, etc.

Nossos parceiros PrestashopNeositesVTEX e Shopify, oferecem soluções para começar sua loja virtual de uma forma simples e rápida. Essas companhias também têm uma solução preintegrada que permite com que você poupe integrações adicionais e receba pagamentos assim que ativar a sua loja online.

 

>> Mito 3: o comércio eletrônico é somente para companhias de grande porte

Eh… Não! Uma das maiores vantagens que o comércio eletrônico oferece aos empreendedores é a oportunidade de explorarem e ampliarem seus canais de negócio. A Internet como canal de venda, principalmente para as pymes, pode ser mais lucrativa do que o canal offline ou presencial. Caso isso tenha sido uma barreira até agora, está na hora de avançar.

 

>> Mito 4: para que minha loja tenha sucesso, tenho de criar uma app

As apps são uma maravilhosa maneira para aqueles que já trabalham online há algum tempo e querem expandir nas funcionalidades que oferecem a seu segmento; contudo, não é o primeiro passo para quem quer vender online. App como ferramenta para interagir ainda mais com seus consumidores regulares, pode ter muito sucesso; mas para ganhar novos consumidores, nem sempre é efetiva. O que é realmente importante é que você tenha um site otimizado com todas as características de design responsivo para que seu público potencial tenha acesso a seus produtos e uma experiência amigável de qualquer dispositivo.


Cenário II: você é consumidor e resiste à compra online por que…

>> Mito 1: se eu comprar online podem roubar os dados do meu cartão de crédito

Alguns compradores pensam que comprar pela internet é a mesma coisa que fraude, e que os comércios online não protegem os seus compradores. Falando certo, as lojas e gateways de pagamento online, a cada dia, procuram novas alternativas de segurança para garantir a proteção dos seus pagadores. Para dissipar esse mito, recomendamos aos compradores que verifiquem, antes de inserir seus dados, que o URL do site seja “HTTPS” (Protocolo seguro de transferência de hipertexto ou Hypertext Transfer Protocol Secure) para garantir que sua informação esteja protegida.

No que tange ao comércio, é muito importante dividir com seus clientes as medidas de proteção de identidade oferecida. Caso você use um gateway de pagamento, recomendamos que você ofereça informação clara sobre seu provedor, para que o pagador sinta confiança e esteja familiarizado com ambas as companhias.

É também útil que seu meio de pagamento seja reconhecido por ter níveis baixos em fraude em quase todo o país (shh… PayU).

 

>> Mito 2: não posso comprar pela internet porque não tenho cartão de crédito

Com gosto derrubamos esse mito! Na América Latina, uma região em constante crescimento tecnológico, mas onde os pagamentos em dinheiro ainda são a preferência de muitos – online e offline – esse não é um problema. Por exemplo, na Argentina, 4 de cada 10 compras online cadastradas pela PayU foram pagas em dinheiro; 42% das nossas transações foram feitas por meio dos nossos parceiros de pagamentos em dinheiro.

Alguns dos nossos meios de pagamento em dinheiro mais populares são: Rapipago, PagoFácil (Argentina), Efecty, Baloto (Colômbia), Oxxo, IXE (México), BCP (Peru) e Boleto (Brasil).

 

>> Mito 3: as compras presenciais são mais convenientes

Isso é tão certo como dizer que “torta é melhor que sorvete”. Depende do consumidor! Sabemos que todo comprador quer satisfação imediata, e se a compra online não gera conveniência e valor, muitos vão à loja física. Nesse caso, os comércios online devem ressaltar as vantagens que vêm com a "compra com um clique". Algumas das estratégias que nossos comércios adotaram são: comprar online e retirar na loja física para oferecer o melhor dos dois mundos; envio grátis, que sempre é um grande estimulante e pagamento contra entrega, para aquele que ainda duvidam da garantia do envio dos produtos. O que nos leva ao seguinte mito...

 

>> Mito 4: o meu produto não vai chegar

Como consumidora, não posso negar que às vezes isso não me tenha passado pela cabeça. Contudo, os comércios eletrônicos costumam nos informar a confirmação do pagamento e o envio do produto.  Alguns comércios, inclusive,  te dão a opção de monitorar o envio do produto, porém se esse não é o caso, procuro outro método disponível de comunicação (e-mail, SAC ou chat online) com eles e vejo se há algum atraso previsto na minha entrega.

Uma boa prática para o comercio é assegurar que há vários canais de comunicação para que o comprador possa entrar em contato em caso de dúvidas sobre a data de entrega ou status de envio do produto.

 

Não deixe que os mitos te impeçam de aproveitar as oportunidades que o mundo do comércio eletrônico oferece.