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Descontos e promoções… Vale a pena investir?

12 Dec 2016 , Bianca

Um dos jeitos mais rápidos de atrair novos compradores, (inclusive os que chegaram a quase concluir uma compra e acabaram abandonando o carrinho), é fazer ações com uso de descontos mais agressivos, cupons de desconto, promoções, etc. Porém, é também uma armadilha se não for bem planejada e executada. Isso inclui um alerta, para que na ânsia de vender mais, o lojista tenha o cuidado para não desvalorizar a marca de sua loja. Então sim, vale a pena investir em descontos e promoções desde que sejam observadas uma série de situações.

Neste post você vai ver uma série de dicas, além dos prós e contras, desse tipo de ação. Com base nisso, você poderá traçar a melhor estratégia e fazer com que valha a pena investir; além de dicas de como tirar o melhor proveito para sua loja virtual

 

Depois de analisar o melhor e o pior desse tipo de ação, vamos conhecer os tipos de ofertas que podem ser feitas:

- Desconto já definido: O meio mais utilizado é divulgar um valor já fechado de desconto de acordo o interesse de saída de determinado produto. Normalmente se usa de 5% a 10% para produtos com grande saída, de 20% e 25% para produtos de saída média/baixa e mais de 50% para produtos considerados encalhados em seu estoque. Cuidado, grandes descontos para lançamentos cuja negociação não foi feita com o fornecedor, só pode ser feito se você tiver caixa ou outros produtos para cobrir o valor do desconto. O desconto nesse caso deve aparecer ao lado de cada produto, de maneira clara, indicando exatamente quanto era e quanto fica com o desconto aplicado. O famoso “De / Por”.

- Desconto progressivo: Para quem deseja dar desconto e ainda assim aumentar o ticket vale a pena o desconto progressivo; neste caso atenção especial para indicar quais produtos participam da “ação”. Neste caso, recomendamos uma página só para os itens que participam da ação de desconto progressivo. Para essa ação é deixar claro que quanto mais produtos de determinada seção (por exemplo, Blue Rays, DVDs, etc), mais o desconto aumenta.

- Cupons de Desconto: Sempre interessantes para os clientes, os Cupons podem se transformar em uma armadilha para o lojista; isso porque ele para ser atrativo deve ter um valor alto de desconto, porém é arriscado que o valor seja usado, por exemplo, para um produto de grande saída. Para evitar ações desse tipo, sugerimos que o cupom já seja direcionado, indicando para qual oferta é válida. Essa ação pode ser usada, para quando um cliente abandonou uma compra. Você poderá oferecê-la com um preço especial.

- Frete Grátis: Um dos maiores atrativos de uma loja, o Frete Grátis exige um bom planejamento de sua parte, já que para ser uma oferta de verdade, você arcará com essa entrega. Nesse caso, para minimizar seus custos, firme contrato com empresas que realizem entrega, como os Correios, por exemplo. A cada dia, novas startups tem se destacado, inclusive no ramo da entrega, vale a pena pesquisar mais opções em busca de preços melhores.

- Compre 1, leve 2: Essa é uma oferta que você deve analisar com cuidado; se o seu segmento de produtos não oferece sentido em ter 2 iguais, ofereça outro. Mescle um produto desejado e um com mais dificuldade de venda. Dessa maneira, um puxa o outro; você aumenta o ticket de compra e faz a oferta se tornar mais agradável.

Quando usar:

Não há uma regra de quando utilizar esses benefícios para o cliente; normalmente se utiliza esses benefícios em finais de trimestre para aumentar a receita e alcançar metas.

Por onde começar:

A principal regra é que você precisa estar preparado financeiramente e ter feito um planejamento que englobe toda ação, do começo ao fim.

Sugerimos um checklist do que não pode deixar de ser organizado em uma ação como essa:

- Estoque: antes de qualquer definição, certifique-se de que tem estoque para atender a demanda que irá receber;

- Comunicação com o cliente: defina toda dinâmica de disparos dos e-mails marketing (data, intervalos, etc), defina o público que irá participar da promoção.

- Receita: separe desde já os valores que serão utilizados para envio (no caso do frete grátis), não conte com esse valor das vendas que serão feitas;

- Negocie com fornecedores: produtos e serviço de entrega podem ser negociados e descontos para suas ações podem ser conseguidos, isso ajudará a aumentar ainda mais sua margem de lucro;

- Prepare seu atendimento: com um aumento de vendas, você terá também um aumento considerável de contatos, prepare sua equipe;

- Logística: garanta que seu cliente pagará menos e receberá o produto com a mesma qualidade;

- Prazo de validade: toda ação precisa de um prazo para início e fim. Tenha isso definido e utilize na comunicação com os clientes e fornecedores.

Com base nessas dicas e no planejamento e metas que você pretende, sua ação será bem sucedida.